Lega
do

A herança das tradições

e dos sabores da ilha

Legados da Madeira, a herança das tradições e dos sabores da ilha
O Legado é um novo projeto de pedagogia e experimentação gastronómica que investiga a arte, identidade e herança cultural da gastronomia autêntica da Madeira.
 
O projeto foca-se em (re)descobrir os produtos locais, que outrora foram ícones culinários, e que, ao longo do tempo, deixaram de fazer parte da oferta na restauração madeirense em geral. A iniciativa, promovida pelo Terreiro, conta com a colaboração de Nuno Nobre, consultor gastronómico com provas dadas na valorização da gastronomia e dos produtos autênticos em Portugal e no estrangeiro.
 
O Legado tem como objetivo dar destaque à produção local e comunidades agrícolas, piscatórias e outras que se dedicam a preservar e dignificar os produtos e recursos que a terra e o mar lhes dão.
Legado

Legados da Madeira

Este projeto desafia, assim, as mãos e o saber dos produtores que se dedicam a ofícios de processo tradicional – pão, fruta, hortícolas, vinho, apanha de marisco e peixe – para que, com a ajuda da mestria do(s) chef(s) residente(s) do Terreiro, possam preservar e aplicar na sua operação normal este legado e património imaterial.
 
O resultado destes encontros, no campo e na cozinha, será apresentando em vários jantares a que chamamos Legados da Madeira, produzidos e realizados no restaurante Terreiro. Cada jantar será criado em torno de um ingrediente principal eleito e presente em todos os pratos do menu, complementado com outros produtos locais.
Legado
TERREIRO